O Centro de Instrução Formação Profissional CIFAP

O CIFAP (Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional) está presente na Guiné-Bissau desde o 1984 e foi fundado pela Congregação dos Josefinos de Leonardo Murialdo.

A primeira escola foi aberta em Bula, CIFAP Murialdo, e depois no 1993 foi aberta o centro de CIFAP S. José  de Bissau.

 

A escola CIFAP é legalmente reconhecida do Ministério da Educação de Guiné-Bissau. É um estabelecimento de Ensino Secundário, da Diocese de Bissau, reconhecido oficialmente pelo estado, que se destina a formação profissional, tendo na base tecnologias que possam servir a população, sobretudo a camada mais jovem.

Os dois centros acolhem mais de 400 jovens, dos quais cerca de 300 no CIFAP de Bissau e uma centena no CIFAP de Bula. Nesta última, encontram-se também hospedados na "Casa Fatima" uma casa independente, cerca de 50 formandos das aldeias distantes durante todo o ano (incluindo fins de semana).

 

Nos dois centros há diferentes cursos de formação, segundo as necessidades do território.

O CIFAP é apoiado pela ENGIM – Ente Nacional Josefinos de Murialdo, a ONG que nasce no seio da Congregação com a missão de apoiar as obras educativas e formativas e atua em 13 Pais do Mondo, através a promoção e a gestão de projetos de cooperação e desenvolvimento.