HISTÓRIA DO CENTRO INSTRUÇÃO FORMAÇÃO ARTESANAL PROFISSIONAL
O Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional (CIFAP) está presente na Guiné-Bissau desde 1984, fundado pela Congregação dos Josefinos de Leonardo Murialdo. A primeira escola, conhecida como CIFAP Murialdo, foi inaugurada em Bula. Posteriormente, em 1993, foi aberto o CIFAP S. José de Bissau.
As escolas CIFAP são oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação da Guiné-Bissau. Constituem um estabelecimento de ensino secundário da Diocese de Bissau, dedicado à formação profissional, com uma base curricular focada em tecnologias que beneficiem a população, especialmente os jovens.
Atualmente, os dois centros acolhem mais de 400 jovens, sendo cerca de 300 no CIFAP de Bissau e aproximadamente 100 no CIFAP de Bula. Em Bula, cerca de 30 formandos das aldeias distantes ficam hospedados na "Casa Fátima" e na "Casa Wanbo", umas casas independentes que os acolhe durante todo o ano, inclusive nos fins de semana.
Os centros oferecem uma variedade de cursos de formação, desenvolvidos conforme as necessidades do território.
OS NOSSOS CENTROS
Centro São José
O CIFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) de Bissau foi fundado em 1997 na Guiné-Bissau. Desde então, tem desempenhado um papel crucial na formação e no desenvolvimento profissional dos guineenses.
Oferece uma variedade de cursos técnicos e de capacitação em diversas áreas, contribuindo significativamente para o crescimento econômico e social do país. O CIFAP é reconhecido como uma instituição de referência na promoção da educação e no aprimoramento das habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho na Guiné-Bissau.
Centro Murialdo
O Centro de Instrução e Formação Artesanal e Profissional de Bula foi fundado pela Congregação de São José dos Padres “Josefinos de Murialdo” a 08 de agosto de 1984.
Desde 1984 "Educando corações" o CIFAP de Bula foi um dos primeiros centros de formação profissional da Guiné-Bissau.
O ambiente agricolo e a oportunidade de utilizar recursos naturais como a madeira, foi a orientação inicial do Centro de formação profissional CIFAP Murialdo de Bula.
O Centro é administrado pela comunidade dos padres internos e mais alguns colaboradores externos e oferece cursos profissionais e ensino secundário.